sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A prova mais importante para o Brasil

Peço licença aos meus leitores para fazer um pit stop aqui no blog não para troca de pneus mas para troca de assunto.

Neste fim de semana encerra-se mais um processo de eleição onde poderemos escolher o presidente que comandará o nosso país por 4 anos. O que para nós é um privilégio que nos proporciona a democracia.

Fomos além, nesta eleição obtivemos uma grande vitória que foi a aprovação do projeto ficha limpa. Essa conquista é capaz de nos mostrar que podemos continuar avançando para um processo de eleição cada vez mais qualificada.

Há ainda muito que mudar, mas estamos no caminho certo não por causa de um candidato ou outro, mas por conta de nós eleitores que mesmo com toda essa campanha que nos incentiva contra a política, buscamos cada vez mais conhecer bem nossos candidatos e acompanhá-los de perto.

Não podemos fechar os olhos para o que acontece em nosso país pois somos nós que seremos diretamente atingidos se falharmos neste quesito. O que peço a todos é que votem em quem julgar melhor preparado para governar esse país,mas que votem conscientes daquilo que estão fazendo.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Coreia do Sul e suas emoções...

Quem acordou na madrugada deste domingo acabou dormindo novamente, afinal foram longas esperas até que realmente resolveram deixar os carrinhos correrem. A essa altura Hamilton estava muito irritado com a demora para largar e pelo que se viu logo na largada não era o único.

O excesso de vontade de andar nos proporcionou muitos lances bons de ultrapassagens mas também momentos de pura falta de talento para segurar o carro na pista.
E o maior de todos os erros foi proporcionado por ninguém menos que o líder do campeonato que na tentativa de andar rápido na chuva acabou "pisando na zebra" e perdendo o controle de seu carro, atingindo ainda Nico Rosberg que não tinha nada haver com a história e acabou levando a pior. Uma pena pois o jovem piloto da Mercedez estava dando show de pilotagem na chuva.

Com isso Sebastian Vettel vinha administrando enquanto Alonso e Hamilton alternavam suas posições devido a erros: o primeiro no pit stop quando a porca da roda de sua Ferrari se perdeu. Quem se perdeu também foi Hamilton que errou sozinho e gentilmente devolveu a posição que havia ganho de Alonso no box.

Tudo ia bem até o motor de Vettel quebrar e ceder a vitória à Alonso que com isso assume a liderança do campeonato.

Como bom Flamenguista que sou sei que o importante é ser líder nas ultimas rodadas, mais precisamente nas duas últimas rodadas, visto o nosso título de HEXA campeão Brasileiro em 2009.

Pelo visto Alonso também torce para o mengão.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Faltam 3 apenas... e o favorito é.......

Com a temporada de 2010 caminhando-se para seu final, a pergunta que ouvimos mais é quem será o novo campeão da Fórmula 1?

Pois eu aposto em Alonso e vou explicar o porquê: nos últimos 3 anos só deu azarão. E Alonso é o azarão desta temporada.

Em 2007, a McLaren mostrou que era uma equipe para ser campeã e com isso contava com uma dupla de pilotos incontestável: Alonso e Hamilton. Mas com uma serie de resultados ruins e brigas internas na equipe o campeão acabou sendo Kimi Raikkonen, que coincidentemente como meu preferido de hoje corre pela Ferrari, que aproveitou as bobeiras da McLaren para conseguir título.

Em 2008 Massa acabou sendo o grande favorito, devido a seus bons resultados depois de um começo ruim. Mas Hamilton veio comendo pelas beiradas e acabou sagrando-se vencedor da temporada na última curva do Grande Premio Brasil, onde a ultrapassagem garantiu apenas um ponto, mas que seria suficiente para tirar o título de Massa.


Em 2009 o mundo viu uma nova equipe surgir com um carro espetacular, com pilotos experientes mas que nunca foram apontados como candidatos ao título. O mundo se surpreendeu com a Braw GP e com Jenson Button que só garantiu o título graças a sua primeira metade de campeonato arrasadora.


Ah quanto ao Grande Prêmio de Suzuka? Podemos dizer que tirando os incidentes foi uma corrida dentro das expectativas onde a RBR mostrou sua superioridade e Alonso fez aquilo que poderia fazer, chegar atrás dos carros da equipe vencedora.

A emoção ficou a cargo das batidas da largada: com Petrov e Hulkenberg e ainda a batida de Massa com Liuzzi e as ultrapassagens de um valente piloto japonês que nos fez lembrar o jaspion, pela sua coragem e perseverança. Kamui Kobayashi é o nome do guerreiro

Lewis Hamilton também foi guerreiro levando seu carro até o fim sem a terceira marcha apesar que esse feito nem se compara a fatídica corrida de Senna em 1991 quando seu carro praticamente não engatava marcha nenhuma e mesmo assim ganhou a corrida.

O fato bizarro ficou por conta de Luca Di Grassi que bateu de forma estranha na volta de apresentação, sem qualquer motivo aparente. mas ele ta perdoado afinal até Prost já cometeu esse erro

Quem não viu o GP do Japão pode ficar com vídeo oficial da prova que esta muito bem elaborado:







segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Onde tudo começou.....





A quarenta anos um homem mostrou que é possível alcançar nossos sonhos. Botou em todos os nossos peitos o orgulho de ser Brasileiro. Mais que isso abriu as portas do automobilismo mundial para os que aqui sonham com a Fórmula Um. Foi além, mostrou ao mundo glamuroso e elitista do automobilismo nosso cartão de visita. Mostrou que no Brasil tem muito mais do que índios e selvagens, mostrou que o brasileiro é capaz de tudo e ainda leva uma vantagem, é guerreiro.

E como se não bastasse isso tudo, com sua vitória, deu o título ao seu companheiro de equipe que já havia falecido em seu carro duas corridas antes. Num ato tão honroso quanto sua declaração ao final.

O reconhecimento viria exatamente dois anos depois onde consagraria-se campeão. Depois de Emerson o mundo das corridas de automóveis passou a olhar para o Brasil de uma maneira diferente.


Obrigado Emerson por tudo que nos proporcionou por todos os caminhos desbravados por ti



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O troféu vai para.....

Fernando Alonso está na briga pelo título mais uma vez, dessa vez defende a Ferrari. E ele chega com muita moral pois tem sido impecável nas últimas corridas. Mostrou a garra e determinação para chegar a essa disputa, provando que ninguém é bicampeão por acaso. Por vezes foi acusado de ser piloto sujo e que só ganha com o melhor carro. Dessa vez o bólido não é dos melhores , mas ele tem dado conta do recado.

Por falar em Ferrari, a scuderia chega a disputa do título pela 8ª vez nós últimos onze anos, onde ganhou sete títulos. Uma marca incontestável em termos de competência, mesmo diante de todas as polêmicas que envolveram a equipe durante esses anos.

Mas Alonso não chega apenas por méritos seus, foi o piloto que menos erro nessa reta final, eu disse menos errou, pois também cometeu erros nesta temporada. Esses erros marcaram a temporada de 2010 e acabaram deixando um equilíbrio no campeonato.

Por falar em erros destaque para Hamilton e Vettel que disputam um campeonato à parte : o de bobagens feitas.

Acredito que a disputa fica mesmo entre Alonso e Webber. De um lado um com imensa vontade e bagagem para ser campeão e com carro que vem evoluindo a cada corrida e do outro lado o outro com o melhor carro da temporada e serenidade suficiente para ser campeão.

Como temos uma prova inédita fica difícil dizer quem leva vantagem nas últimas etapas do mundial. Mesmo assim creio ainda que Ferrari leva uma pequena vantagem.

É esperar para conferir


















Troféu de Campeão Mundial de Pilotos (esq) e de Construtores

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A pobre cigarra

Hoje vou contar um caso curioso que aconteceu comigo. Estava na pista nos treinos livres acertando o kart quando um amigo me pediu que desse umas dicas para ele sobre traçado. Avisei a ele que estava fazendo pequenos ajustes no chassi e que iria para a pista logo. Ele se preparou e ficou esperando eu entrar na pista. Ao perceber que ele estava no meu referencial resolvi ajudá-lo ainda mais tirando o pé e deixando a distancia entre nós bem pequena.
Passado algumas voltas resolvi fazer um treino de 10 voltas de pé cravado em ritmo de corrida e ele me acompanhou. Dada algumas voltas, descia a reta e de repente mudei minha trajetória bruscamente buscando a parte de dentro da pista e ele por vir atras também fez a mesma manobra, porém não com tanta rapidez que eu.
Acabado o treino ele veio me agradecer as dicas e me questionar porque daquela manobra tão brusca de repente. Falei pra ele que não iria atropelar a cigarra, que estava tranqüila descansando bem no traçado da pista e que ele não desviou rápido o suficiente para deixar de atropelá-la também. Ele me olhou com uma cara estranha e disse que estava maluco. Fiz uma aposta com ele e fomos até a reta conferir o resultado: uma pobre cigarra atropelada mas um jantar garantido!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aulinha Básica

Tenho recebido inúmeros elogios pelo Blog. Agradeço a todos que reconhecem o que faço aqui. Neste espaço falo sobre aquilo que mais gosto: automobilismo. Para mim é extremamente gratificante saber que pessoas assim como eu curtem esse esporte e lêem de verdade tudo aquilo que escrevo e pasmem: gostam.

Então sempre que uma pessoa me encontra e diz que curtiu muito o blog eu pergunto: porque não deixa um comentário? A resposta vem sempre de duas formas: ou dizem que não sabem como comentar ou ainda não sabem o que comentar.

Para os que não sabem como comentar é muito fácil é só deixar e preguiça de lado e clicar em comentários e escrever. Já para aqueles que não sabem o que escrever eu digo para escreverem qualquer coisa pois este é um espaço democrático.

Para ajudá-los a embasar seus comentários vou dar uma aulinha básica de automobilismo:

Um carro de Fórmula Um é composto por praticamente 4 componentes: Chassi, Motor, Conjunto de Suspensão e Freios e Conjunto Aerodinâmico

O chassi de um Formula 1 é como se fosse o esqueleto do corpo humano, é nele que são acoplados todos os demais componentes. os carros de corrida contam com uma estrutura conhecida como monocoque que em francês significa monobloco ou estrutura única. É sobre esse chassi que o piloto se encontra, no chamado cockpit (habitáculo). Ele é feito de composto de fibras de carbono e resinas, associado a alumínio que garante a leveza e resistência necessária para um carro de corridas.

O motor por sua vez seria o coração deste conjunto, sua concepção é a mesma de um carro de rua, a grande diferença está nos materiais aplicados em sua fabricação que proporcionam um melhor desempenho, chegando a casa de 900 hp de potencia com "apenas" um motor de 2.4 litros V8. Quando eu digo apenas um 2.4 pois temos no mercado vários motores de 2.4 litros que nem sequer chegam perto desse rendimento. Isso se dá ao alto nível de rotação que esse motor atinge (na casa dos 19000 rpm) em relação à um carro comum que chega a 9000 rpm

A suspensão é o conjunto de amortecedores e molas que garantem que as irregularidades do asfalto seja absorvida, de modo a proporcionar maior estabilidade na direção e não prejudicar a performance do carro. Isso se torna extremamente importante no automobilismo pois ajuda na hora de atacar as zebras.

Acoplado a esse conjunto encontramos também os Freios que são de suma importância pois a freada é o ponto mais crítico no automobilismo. Ultrapassagens , retomadas de curvas e tempo, tudo depende de uma boa freada. Geralmente quando há erro em freada há algum incidente.

O componentes Aerodinâmicos visam reduzir a resistência do ar e aumentar a força vertical descendente que garante estabilidade aos bólidos. Esses componentes são podem ser as asas traseiras, o aerofólio dianteiro e defletores laterais


Espero ter ajudado um pouquinho a entender os carros de Fórmula um