quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Onde o pneuzinho ajuda

Hoje quando vejo a notícia que a Fórmula Um está muito preocupada com os novos fornecedores de pneus eu lembro muito bem de 2 fatores muito importantes no automobilismo que fazem toda diferença.

O primeiro fator é peso, seja no kart, na Fórmula Um e até na Fórmula Truck o peso é fator determinante. É a tão buscada relação peso X potência. Um carro de Fórmula um por exemplo pode ser um segundo mais rápido em uma volta pelo simples fato de carregar menos combustível. Isso porque ele possui 700 cavalos! Imagina em um kart por exemplo?

Outro fator determinante são os pneus pois são os únicos componentes do carro a tocar o solo. Ele é o responsável por transferir todo o conjunto para a pista. Isso significa que todos os outros sistemas como o motor, a suspensão e os freios cumprem suas funções com o auxílio dos pneus. Se o desempenho dos pneus não for bom, o do carro também não será, independente da superioridade técnica presente em outros sistemas.

Hoje vemos a Ferrari perdendo imenso terreno para as demais equipes pelo simples fato de não conseguir que seus pneus alcance a temperatura ideal. O pneu torna-se peça ainda mais importante em dias de chuva


Nenhum comentário:

Postar um comentário