sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aulinha Básica

Tenho recebido inúmeros elogios pelo Blog. Agradeço a todos que reconhecem o que faço aqui. Neste espaço falo sobre aquilo que mais gosto: automobilismo. Para mim é extremamente gratificante saber que pessoas assim como eu curtem esse esporte e lêem de verdade tudo aquilo que escrevo e pasmem: gostam.

Então sempre que uma pessoa me encontra e diz que curtiu muito o blog eu pergunto: porque não deixa um comentário? A resposta vem sempre de duas formas: ou dizem que não sabem como comentar ou ainda não sabem o que comentar.

Para os que não sabem como comentar é muito fácil é só deixar e preguiça de lado e clicar em comentários e escrever. Já para aqueles que não sabem o que escrever eu digo para escreverem qualquer coisa pois este é um espaço democrático.

Para ajudá-los a embasar seus comentários vou dar uma aulinha básica de automobilismo:

Um carro de Fórmula Um é composto por praticamente 4 componentes: Chassi, Motor, Conjunto de Suspensão e Freios e Conjunto Aerodinâmico

O chassi de um Formula 1 é como se fosse o esqueleto do corpo humano, é nele que são acoplados todos os demais componentes. os carros de corrida contam com uma estrutura conhecida como monocoque que em francês significa monobloco ou estrutura única. É sobre esse chassi que o piloto se encontra, no chamado cockpit (habitáculo). Ele é feito de composto de fibras de carbono e resinas, associado a alumínio que garante a leveza e resistência necessária para um carro de corridas.

O motor por sua vez seria o coração deste conjunto, sua concepção é a mesma de um carro de rua, a grande diferença está nos materiais aplicados em sua fabricação que proporcionam um melhor desempenho, chegando a casa de 900 hp de potencia com "apenas" um motor de 2.4 litros V8. Quando eu digo apenas um 2.4 pois temos no mercado vários motores de 2.4 litros que nem sequer chegam perto desse rendimento. Isso se dá ao alto nível de rotação que esse motor atinge (na casa dos 19000 rpm) em relação à um carro comum que chega a 9000 rpm

A suspensão é o conjunto de amortecedores e molas que garantem que as irregularidades do asfalto seja absorvida, de modo a proporcionar maior estabilidade na direção e não prejudicar a performance do carro. Isso se torna extremamente importante no automobilismo pois ajuda na hora de atacar as zebras.

Acoplado a esse conjunto encontramos também os Freios que são de suma importância pois a freada é o ponto mais crítico no automobilismo. Ultrapassagens , retomadas de curvas e tempo, tudo depende de uma boa freada. Geralmente quando há erro em freada há algum incidente.

O componentes Aerodinâmicos visam reduzir a resistência do ar e aumentar a força vertical descendente que garante estabilidade aos bólidos. Esses componentes são podem ser as asas traseiras, o aerofólio dianteiro e defletores laterais


Espero ter ajudado um pouquinho a entender os carros de Fórmula um



Nenhum comentário:

Postar um comentário